segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


Autoras: Eliane Dornelles Contreira, Irene Augustin e Ivone Terêsinha Amaro Knolow

Público alvo: alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Tema: (tema gerador): Educação e Tecnologia

Foco: Prejuízos do lixo ao meio ambiente.

Problema: Aprimorar os conhecimentos dos alunos com relação ao prejuízo do lixo no meio ambiente.

Objetivo: Orientar os educandos a realizar atividades que promovam a organização da escola para proceder a coleta seletiva do lixo, contextualizando os fundamentos da preservação do meio ambiente.

Certezas provisórias: Aquisição dos educandos das formas adequadas de prevenir que o lixo se espalhe no entorno escolar.

Que os educandos realizem campanhas educativas no núcleo familiar.

Dúvidas temporárias: Envolvimento dos educandos nas atividades realizadas no projeto.

Adequação da temporalidade de acordo com o ritmo e as peculiaridades das turmas.


Área do conhecimento

Eixos

Conteúdo

Habilidades

Ciências

Organização da escola para separação do lixo,

Classificação do lixo,

Procurar vídeos pertinentes ao tema, para ampliação do conhecimento.

Meio ambiente:

  • coleta seletiva,

  • tempo de decomposição do lixo,

  • orientação do núcleo familiar,

  • realização de oficinas com sucatas

Ser capaz de:

  • separar o lixo,

  • especificar o tempo dos resíduos,

  • divulgar no núcleo familiar o aprendizado realizado na escola,

  • confeccionar brinquedos e jogos com material de sucata.

Metodologia: trabalhos em grupo e confecção de materiais, uso de tecnologias de forma educativa, preparação no núcleo familiar para a compreensão do tema em questão a fim de que resulte em ações práticas.


Cronograma:

AÇÃO

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Separação do lixo.


Tempo de decomposi-

ção do lixo.


Pesquisa na internet de vídeos educativos.


Orientação do núcleo familiar.

X

X









X

X




X





X

X













X

X












X


X













X

Avaliação: semanal, através da observação do desenvolvimento da compreensão de cada educando, de acordo com as atividades previstas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário